Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Guerra, Estratégia e Armas



Terça-feira, 02.05.17

Dieter Dellinger: THAAD: Japão e Coreia do Sul consideram que os mísseis balísticos da Coreia do Norte podem matar 115 milhões de japoneses e 50 milhões de coreanos do sul.

 

Os chineses exigem a suspensão "imediata" do sistema anti mísseis norte-americano THAAD na Coreia do Sul, avançou a agência Lusa, sem pressionarem o ditador Kim Ung a suspender os seus ameaçadores e perigosos testes com mísseis nem o fabrico de bombas nucleares.

A China não reconhece o direito sagrado de qualquer país em defender a vida dos seus cidadãos.

Washington anunciou que o THAAD já está em funcionamento, para responder ao programa de mísseis norte-coreano. Geng Shuang, porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, afirmou: "Opomo-nos à instalação do sistema THAAD na Coreia do Sul. Apelamos às partes que parem essa instalação imediatamente e tomaremos fortemente as medidas necessárias para defender os nossos interesses".

A instalação do THAAD foi decidida por Washington, e Seul, em Julho do ano passado, depois dos testes com mísseis que a Coreia do Norte realizou. Segundo a Euronews, o sistema está instalado a 250 km de Seul e permite intercetar misseis balísticos.

Pequim, capital da China, tem vindo a protestar contra a instalação do sistema pois considera-o uma ameaça ao território. Washington e Seul afirmam que a instalação é uma medida de precaução, face aos testes nucleares que a Coreia do Norte tem realizado.

Esta segunda-feira foi anunciado por um responsável norte-americano que o "escudo THAAD" está operacional e atingiu "a sua capacidade inicial de interceção" de mísseis.

Donald Trump, o presidente norte-americano, considerou "apropriado" que fosse Seul a pagar o sistema. Este terá custado perto dos mil milhões de dólares – cerca de 917 milhões de euros. De acordo com o Pentágono – sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América – o sistema anti mísseis é "meramente defensivo", permitindo um maior nível de proteção comparativamente ao dispositivo existente. O Pentágono considera que o THAAD "protege melhor o território sul-coreano e as forças norte-americanas que ali se encontram".

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por DD às 16:39



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031